sábado, 13 de dezembro de 2014

Viagem à cidade de AREIA na Paraíba

Olá!!!

Mais uma vez trago uma lembrancinha de uma das minhas viagens preferidas.
Hoje o "Na Bagagem" apresenta a vocês um lugar maravilhoso... o cidade de "Areia" no Estado da Paraíba, mais precisamente na microrregião do Brejo Paraibano.



Pra começar, vou contar um pouco da minha relação com esta cidade que amo tanto.

Em março de 2009, viajei pra Areia pra cursar minha Pós-Graduação, Mestrado em Manejo de Solo e Água, na UFPB.

De cara, achei a cidade bacaninha, lugar pequeno, pessoas receptivas, arquitetura linda, ruas limpas... em fim, tudo muito certinho. Mas pensei que fosse somente primeira impressão e que logo iria conhecer os pontos negativos.









Bem rápido consegui conhecer a cidade, afinal ela é pequenininha... mas me apaixonei!
Vista panorâmica de Areia - PB



Além de ser uma cidade hospitaleira, ela é muito rica em questões históricas, riquezas naturais como fontes e balneários, cultura, locais aconchegantes... Em fim, tudo que adoro!

O fato de estar localizada em local elevado, no inverno, Areia é coberta por neblina, as vezes leve e outras vezes nem tanto.

 O inverno é rigoroso, mas isso não impede a cidade de receber turistas, pelo contrário, umas das atrações turísticas é a famosa Trilha do Frio ou Caminhos do Frio. No mês de julho a cidade realiza esses passeios. Vale a pena conferir essa rota cultural!




O Museu "Pedro Américo" (Pintor) é uma das principais riquezas culturais do lugar. Lá se encontram réplicas dos quadros do cidadão areiense mais célebre.





Museu da Rapadura fica localizado dentro do Campus da UFPB. Nesse museu o turista pode acompanhar todas as etapas que envolvem a produção da rapadura e também da cachaça. Vale lembrar que a cachaça areiense é muito conhecida, inclusive no exterior, por seu sabor incomparável.

Engenho

Engenho

Casa Grande



Areia já foi considerada "Terra da cultura", o Teatro Minerva, foi construído 50 anos antes da construção do teatro da capital João Pessoa.

Teatro Minerva - primeiro teatro da Paraíba
        
Estudantes de várias regiões do país convergem para esta cidade atraídos pela Escola de Agronomia do Nordeste, a Universidade Federal da Paraíba - UFPB, o colégio Santa Rita (Irmãs Franciscanas Alemães) e o colégio Estadual de Areia (antigo Ginásio Coelho Lisboa).

Colégio Estadual decorado para o Natal.

Colégio Estadual

Torre do Colégio Santa Rita

Prédio central da UFPB

UFPB - Prédio central

Prédio Central da UFPB



Obelisco, localizado na praça em frente ao Colégio Estadual.




Areia antes era conhecida como Sertão de Bruxaxá, passando a ser chamada de Brejo d'Areia devido a um riacho que possuía bancos de areia muito branca e também por se localizar na microrregião do brejo paraibano.

Em setembro acontece o Festival de Artes de Areia e na última semana desse mesmo mês, acontece o Festival Brasileiro da Cachaça e Rapadura - "BREGAREIA"

Alguns quadros que retratam a cultura do povo Paraibano.









A galeria de artes fica localizada no centro da cidade. Além de muitas obras de arte, tem uma lanchonete dentro da galeria, onde funciona praticamente todos os dias. principalmente à noite. Muitos se reúnem para assistirem aos jogos de futebol ou simplesmente conversar. Ambiente super agradável por sinal.

Meu esposo, na época meu noivo... posando pra foto..rsrsrsr

Coreto, localizado na Praça Pedro Américo

Igreja Matriz  e Coreto da Praça

Nesta imagem podemos ver o conhecido "Bar do Chifre" à esquerda. Simplesmente ninguém passa por Areia sem conhecer este famoso bar. 
 

A Igreja Matriz tem a parte interna do teto todo decorado. Vale a pena conferir!


Nesta foto podemos perceber como a cidade é alta.

 
Igreja do Rosário
Câmara Municipal
Nas fotos abaixo temos uma das casas dos Senhores de engenho. Todas estão dentro do roteiro da Trilha do Frio; um bonequinho que achei uma graça e resolvi registrar pra poder fazer um pra mim... Detalhe: nunca fiz!!! kkkkkkkkk
mas vou fazer.... um dia!!!


 

  Casarão José Rufino e fotos do Solar desse casarão e da parte interna.









Nossaaaaaa... quem é esta criança? kkkkk

Meu amor, lindo todo... e participando das minhas doidices.


Solar

Solar

Banda filarmônica centenária, um ano a menos que a cidade.






O post ficou grande mas valeu a pena. rsrsrs

Espero que gostem e que visitem esta cidade tão encantadora.

Beijos******

Lembrete: qualquer dúvida ou informação, podem perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#comentaki